Afinal, o que é o explante mamário ou remoção das próteses de silicone da mama?
Se por qualquer motivo, uma mulher deseja remover as suas próteses de silicone, o nome desse procedimento é explante mamário.
Para quem é indicado o Explante Mamário?
O explante mamário é indicado para qualquer mulher com próteses de silicone, que optou por retirar as próteses, seja por um período ou definitivamente.
Há possibilidade de se fazer um explante, aguardar alguns meses para a pele retrair, e colocar novamente próteses de silicone. O benefício de se fazer a cirurgia em duas etapas, em alguns casos bem selecionados, é evitar a Mastopexia, ou fazer uma Mastopexia com cicatrizes menores e ter um resultado mais previsível e controlado.
Mulheres que pretendem engravidar e possuem próteses de silicone também podem realizar o explante antes de engravidarem para evitar que, no processo de gestação e amamentação, a mama sofra muitas alterações. E após esse período, se desejarem, podem fazer uma Mastopexia com ou sem próteses, ou, se possível, apenas colocar novas próteses.
Como é feita a remoção das próteses de silicone das mamas?
As próteses podem ser retiradas mantendo-se sua cápsula, quando essas se encontram saudáveis. Em caso de cápsulas doentes (com contratura capsular grave ou ALCL -linfoma associado à cápsula) é necessária a retirada completa dessa cápsula: capsulectomia total.
As próteses de silicone podem ser retiradas em bloco com a sua cápsula, ou seja, sem abrir a cápsula. Muitas vezes, a retirada em bloco é tecnicamente difícil. Por isso, para a segurança da paciente, podemos retirar as próteses e depois retirar as cápsulas, sem nenhum prejuízo as pacientes. O material retirado é, então, enviado para exame anatomopatológico.
Como ficam os seios após o explante mamário?
Após o explante mamário, as mamas vão perder o volume das próteses de silicone. Quanto mais tempo uma mulher tiver próteses de silicone, mais o tecido mamário se encontrará fino, e maior será a flacidez de pele após a retirada das próteses. Quanto maior o volume das próteses, mais flacidez e mais pele será percebida após o explante.
A pele possui uma capacidade de retração. Em muitos casos, no pós-operatório imediato, o excesso de pele fica muito evidente, mas com o passar dos meses o resultado melhora e pode se tornar aceitável.
Juntamente com o explante pode ser realizada a Mastopexia para retirar o excesso de pele e corrigir a flacidez excessiva das mamas. Se a mulher tiver muito pouco tecido mamário remanescente, a enxertia de gordura é uma possibilidade de implementar o resultado.
Porém, não é recomendado enxertar grandes volumes de gordura em um mesmo procedimento, pelo risco de perda do enxerto, formação de cistos oleosos ou nódulos de necrose gordurosa.
Indicamos a lipoenxertia seriada para melhor pega da gordura. Porém, pacientes muito magras podem ter dificuldades em coletas seriadas de gordura, contraindicando o procedimento.
Cuidados pós-operatórios da cirurgia Explante Mamário:
São os mesmos cuidados da cirurgia de Mastopexia.
A paciente deve utilizar o sutiã de acordo com a indicação do profissional, além de limitar atividades físicas e esforços com os braços por 15 dias.
Quanto custa a cirurgia de retirada das Próteses de Mamas?
Cada paciente é avaliado na consulta inicial e traçado um plano cirúrgico individual.
Como funciona a consulta para essa cirurgia plástica de explante de próteses?
A paciente agenda uma consulta inicial onde será avaliada, e orientada sobre as suas opções de tratamento.
Como escolher e onde encontrar seu cirurgião plástico para explante mamário?
Escolha um cirurgião plástico certificado, com experiência em cirurgia das mamas. Que tenha empatia e te faça sentir confortável e confiante.