A Dra Júlia Melo foi umas das primeiras médicas certificadas na cirurgia de próteses de mama com recuperação rápida R24R. Em Agosto de 2020, concluiu o curso de formação em Balneário Camboriú com o Dr. Thiago Cavalcanti e, desde, então utilizou a técnica com sucesso em centenas de pacientes.
Quem pode realizar a Prótese de Recuperação Rápida?
Mulheres saudáveis, que desejam aumentar o volume das mamas ou melhorar o formato delas, que não podem se ausentar por muito tempo das suas atividades diárias, que desejam uma recuperação mais rápida, com menos dor e mais segurança.
O protocolo de recuperação rápida pode ser realizado com a mastopexia?
Sim, utilizamos o mesmo protocolo da R24R na cirurgia de Mastopexia com próteses de silicone. O primeiro passo em uma Mastopexia com próteses é a colocação das próteses. Assim como na R24R, utilizamos o dual plane, que é a colocação das próteses abaixo do músculo, porém com a parte inferior das próteses abaixo da glândula. Dessa maneira temos o benefício da estabilidade das próteses abaixo do músculo, associado a melhor integração das próteses abaixo da glândula, na parte inferior da mama, com menos risco de Waterfall (quando a mama caí sobre as próteses que estão abaixo do músculo).
Na Mastopexia, as aréolas precisam ser reposicionadas, pele muitas vezes precisa ser retirada e ajustada às próteses. Quando é necessário retirar uma grande quantidade de tecido mamário, apesar de uma recuperação mais rápida, solicitamos às pacientes um repouso maior que na R24R. Cada paciente, de acordo com a cirurgia indicada, recebe uma orientação individualizada sobre o que pode fazer, ou não, no pós-operatório.
A dor no pós-operatório é menor do que na técnica tradicional?
Quando há mais de 20 anos, o Dr. Tebbets desenvolveu a recuperação rápida, um dos seus objetivos era diminuir a dor no pós-operatório da cirurgia de próteses de mama, utilizando a técnica dual plane, também desenvolvida por ele. Sendo assim, não existe R24R com próteses colocadas acima do músculo. O Dr. Tebbets estudou todos os passos cirúrgicos, desde a escolha ideal das próteses, da técnica anestésica e dos movimentos dos braços no pós-operatório para garantir que a paciente sentisse menos dor, possibilitando, então, uma recuperação mais rápida.
Qual é a principal diferença dessa técnica atual para a tradicional?
A principal diferença entre as técnicas mais tradicionais e a R24R é a preocupação com a recuperação das pacientes. A cirurgia é segura, e o Dr. Tebbets publicou artigos científicos relatando sua experiência de anos de trabalho com a recuperação rápida.
Dessa maneira ele enumerou os passos para uma cirurgia rápida, limpa, com o mínimo de agressão aos tecidos da paciente, respeitando sua anatomia para escolha e colocação das próteses de silicone, com uma anestesia segura e com menos efeitos colaterais, criou materiais cirúrgicos como afastadores e pinças delicadas para realizar a cirurgia com mais cuidado e destreza, além de orientações para a recuperação da paciente.
Conclusão
A técnica de colocação de próteses de silicone com recuperação R24R é uma cirurgia segura, desde que realizada por profissional habilitado e com treinamento adequado. É importante verificar a formação e experiência do seu médico cirurgião plástico.