Cirurgia Intima: Quando é indicada?

As cirurgias estéticas realizadas na vulva feminina são chamadas popularmente de cirurgias íntimas femininas. A vulva é a parte externa da genitália feminina, enquanto a vagina é a parte interna.

A vulva é composta superiormente pelo monte pubiano, inferiormente, pelos grandes lábios vaginais, que são os mais externos, e pelos pequenos lábios vaginais, que são os mais internos. Os pequenos lábios diferem dos lábios maiores por não possuírem pêlos, e pela coloração rósea (com o tempo, e com o atrito, podem escurecer). Os pequenos lábios protegem a uretra e o canal vaginal. As suas lâminas anteriores, se unem, formando o frênulo do clitores, enquanto as lâminas laterais, formam o prepúcio do clitores, que é importante para não o deixar exposto.

Podemos dividir didaticamente as cirurgias íntimas pela região anatômica em que são realizadas: cirurgias no monte pubiano, cirurgias nos grandes lábios vaginais e cirurgias nos pequenos lábios vaginais. As cirurgias realizadas no canal vaginal geralmente são funcionais, e não estéticas, como a perineoplastia que é uma cirurgia realizada para reconstruir a parede (musculatura) da vagina, principalmente após partos normais.

A maior queixa das mulheres em relação ao monte pubiano, ou monte de vênus é a sua projeção. É normal o acúmulo de gordura nessa região, para protegê-la de traumas. Porém, algumas mulheres acumulam mais gordura no monte pubiano, e essa protuberância pode causar desconforto e constrangimento, principalmente ao utilizar roupas justas, de ginástica, ou roupas de banho. Além disso, a cicatriz da cesariana pode apresentar uma retração ou aderência que pode evidenciar mais o relevo dessa área abaixo da cicatriz.

A lipoaspiração é o procedimento de escolha para reduzir a projeção do monte pubiano. Através de pequenas incisões de menos de 1 cm, na região inguinal, e que ficam escondidas dentro da calcinha, é possível introduzir cânulas que irão aspirar a gordura dessa região.

Quando além do excesso de gordura no pube, a mulher apresenta flacidez, essa região pode ficar mais caída e se destacar mais ainda em roupas justas. Nesses casos, além da lipoaspiração do pube, é necessário realizar uma pexia, ou seja, levantar o monte pubiano, através de uma ressecção de pele e fixação um pouco mais alta, elevando assim essa região. A cicatriz da pexia do pube é bem semelhante à da cesariana, e pode ser associada a cirurgia de abdominoplastia com uma única cicatriz resultante inferior.

Os grandes lábios também possuem um coxim de gordura para proteger mecanicamente, a vulva, de traumas. Fatores como perda de peso e envelhecimento podem diminuir esse coxim gorduroso, além de causar flacidez na pele. A atrofia dos grandes lábios, associada a flacidez da sua pele, causa desconforto em muitas mulheres, pelo aspecto de envelhecimento da vulva, sensação de queda dos grandes lábios, que inclusive, podem também marcar em roupas mais justas.

Quando a queixa é apenas a atrofia dos grandes lábios, um enxerto de gordura pode solucionar o problema. Colhemos, através de uma pequena lipoaspiração, gordura, geralmente da região da coxa, por estar mais próxima, ou de outra região de interesse da paciente. Essa gordura, através de pequenos orifícios, é depositada na camada abaixo da pele dos grandes lábios, devolvendo sua projeção. Em alguns casos, quando a flacidez é intensa, principalmente após grandes emagrecimentos, pode se tornar necessária a ressecção de um fuso de pele dos grandes lábios. Essa redução da pele dos grandes lábios promove um ajuste, corrigindo o aspecto de queda da região. É possível, ainda, associar a redução dos grandes lábios com a pexia do pube, rejuvenescendo a região como um todo, em caso de flacidez importante.

A cirurgia íntima mais procurada é a redução dos pequenos lábios, também conhecida como labioplastia ou ninfoplastia. Considera-se hipertrofia dos pequenos lábios, quando estes ultrapassam os grandes lábios, projetando-se, assim, para fora da vulva.

Muitas mulheres se queixam que os pequenos lábios aumentados causam dor e, ao final do dia, inchaços na região. Isso ocorre pelo atrito dos pequenos lábios com a calcinha, gerando, inclusive, pequenas fissuras. O excesso de pele pode causar constrangimento estético, além de dificultar a lubrificação e penetração durante a relação sexual. Mulheres com hipertrofia dos pequenos lábios relatam infecções vaginais de repetição, principalmente por candidíase, devido ao acúmulo de umidade na região.

A causa mais comum para a hipertrofia dos grandes lábios é constitucional, afinal esse excesso de pele é normal. Porém se isso causa desconforto à mulher, a ninfoplastia está muito bem indicada. O procedimento consiste na remoção do excesso de pele dos pequenos lábios, de maneira que fiquem abaixo dos grandes lábios. Também pode ser tratado o excesso de pele do prepúcio do clitoris.

Todas as cirurgias íntimas podem ser associadas em um mesmo tempo cirúrgico. Cada paciente tem uma anatomia, nenhuma ninfoplastia é igual a outra. Por isso, o valor da cirurgia íntima vai depender das necessidades de cada paciente, além da expertise do cirurgião e do número de procedimentos associados.

Meus Diferenciais
check Atenção

Acompanhamento integral pré-operatório e pós-operatório, atenta às dúvidas, sempre disponível para orientar seus pacientes.

check Personalização

Atendimento individualizado, cuidadoso, se adequando as necessidades de cada paciente.

check Conforto

A doutora Júlia oferece um espaço confortável para consultas e opera nos melhores hospitais e clínicas de Belo Horizonte.

check Qualificação

A doutora Júlia tem uma excelente formação profissional e está sempre buscando atualizar-se para trazer o que há de melhor para seus pacientes.

Porque me escolher

Credenciada-SBCP

Os melhores hospitais

Comprometimento Integral

Mulheres Satisfeitas

Para você que mora no interior de BH, em outro Estado ou em outro País, existe a opção de agendar a sua consulta online.

whatsApp Faça seu primeiro Contato