Não existe uma idade correta para se realizar uma cirurgia plástica.
Logo após o nascimento, se, houver por exemplo uma malformação, o bebê pode ser submetido a uma cirurgia plástica reconstrutora.
Cirurgias plásticas para tratamento de cicatrizes e queimaduras também podem ser realizadas em diversas fases da vida, sempre objetivando melhora da função e da forma dos membros, correção de deformidades, possibilitando qualidade de vida e reintegração social.
No caso das cirurgias plásticas estéticas, a idade deve ser levada em consideração.
Uma cirurgia muito procurada na infância é a otoplastia, ou correção das orelhas em abano.
Crianças com orelhas proeminentes muitas vezes sofrem bullying na fase escolar, levando a sofrimento e isolamento social. Por isso, a cirurgia corretiva pode ser realizada ainda na infância. As orelhas apresentam-se desenvolvidas por volta dos 6 anos de idade, então, a partir dessa idade, pode ser realizada a otoplastia, ou plástica das orelhas.
Outra questão que traz muito desconforto nas adolescentes é a hipertrofia das mamas, ou seja, mamas que cresceram demais. O excesso de tecido mamário pode trazer além do constrangimento, dores cervicais e na coluna torácica, dificuldade em escolher roupas, dificuldade em praticar atividades físicas e uma série de outras queixas relacionadas ao peso das mamas.
A cirurgia de mamoplastia redutora reduz o tamanho das mamas melhorando a autoestima feminina. Deve ser realizada idealmente 3 anos após a primeira menstruação. Em alguns casos, que chamamos gigantomastia, a cirurgia pode ser realizada em meninas bem jovens, desde que elas compreendam o procedimento e com autorização dos responsáveis. A cirurgia de redução das mamas, quando bem indicada, leva a uma melhora importante da qualidade de vida dessas meninas em uma fase já complicada como a adolescência.
A rinoplastia ou cirurgia plástica do nariz é uma cirurgia muito procurada por adolescentes e adultos jovens. É importante que o crescimento dos ossos da face já esteja estabilizado. No caso das mulheres, geralmente após 3 anos da primeira menstruação, e nos homens por volta dos 16 anos. Os pais devem estar envolvidos na decisão do jovem, mas se o adolescente sofrer um trauma que afete o nariz, a cirurgia é indicada independentemente da idade.
Os riscos da cirurgia plástica realizada em adolescentes são os mesmos de qualquer procedimento. No caso das cirurgias estéticas, a chance de frustração por desvios da imagem corporal nos adolescentes tem que ser muito bem avaliada, idealmente com auxílio de um profissional da psicologia. É importante que o candidato a cirurgia entenda bem o procedimento, riscos e complicações, tenha responsabilidade com os cuidados pós-operatórios e expectativas realistas.
A recomendação de se aguardar até os 18 anos, para cirurgias estéticas, não é somente pela idade em si, mas para que haja um amadurecimento maior do paciente e compreensão do procedimento como um todo.