O método de mastopexia depende da quantidade de ptose (queda) apresentada. Em geral, mamas menos caídas requerem menos incisões e as mais caídas requerem mais incisões. Qualquer tipo de roupa, inclusive biquínis cobrirão todas essas cicatrizes, independentemente do método que seja executado. A Dra. Júlia Melo, cirurgiã plástica, irá informá-la qual método é recomendado para a anatomia das suas mamas em particular.
O padrão de incisão de mastopexia tipicamente empregada é em forma de pirulito ou em forma de âncora, dependendo da quantidade de pele “extra” que exista e da distância que o mamilo precisa ser movido para cima. Se você apresentar uma flacidez limitada, a Dra. Júlia Melo poderá prescrever uma mastopexia em pirulito (vertical) em que a incisão circunda a aréola e continua até o sulco mamário.
Quando a queda da mama é mais significativa, uma incisão em forma de âncora que se estende ao redor da aréola, em linha até o sulco e continua ao longo do sulco inframamário de forma horizontal, geralmente é recomendada. É raro os pacientes apresentarem uma flacidez tão mínima que apenas uma incisão periareolar seja suficiente. Porém esse método pode ser utilizado para candidatos qualificados com mínima ptose.
Cada padrão incisional tem vantagens e desvantagens, todos serão discutidos detalhadamente no momento da consulta.