Quem busca uma cirurgia plástica, busca estar bem consigo mesmo. Busca melhorar a autoestima, se sentir bem com seu corpo, ficar à vontade para vestir qualquer roupa. Olhar-se no espelho e sentir-se feliz.
Porém, o que vemos no espelho, não é o principal. Esse bem-estar precisa vir de dentro para fora. E não apenas a nossa saúde física, mas também nossa saúde mental.
Antes inclusive do procedimento, é importante que o candidato a uma cirurgia plástica tenha hábitos de vida saudáveis. Quando buscamos um procedimento estético buscamos qualidade de vida. É muito importante entender que para aquele resultado se manter, a pessoa submetida ao procedimento precisará investir em uma alimentação saudável, rotina de exercícios e bem-estar.
Começando pela qualidade do sono. Durante o sono o organismo exerce funções restauradoras no corpo, como o reparo dos tecidos, o crescimento muscular e a síntese de proteínas. Dormir bem, ter um sono restaurador, melhora nosso desempenho diário, nossa disposição e capacidade de concentração.
Distúrbios do sono estão associados a um risco aumentado de hipertensão e arritmias cardíacas. Pessoas que dormem pouco tem um risco maior de ganho de peso. A privação do sono aumenta níveis de mediadores inflamatórios, com repercussão no sistema imunológico.
A boa alimentação é fundamental para nossa saúde. Contraindicamos dietas mirabolantes e radicais. Muito comumente indicamos a perda de peso antes de uma cirurgia, não apenas para melhorar o resultado da cirurgia, mas para diminuir o risco de complicações. O consumo de alimentos saudáveis e uma dieta equilibrada além de potencializar os resultados, ajudam também na longevidade e qualidade de vida.
A prática de exercícios físicos é fundamental. Além dos benefícios para o nosso corpo aliviam o estresse e melhoram a qualidade do sono.
O exercício tem o poder de melhorar a memória, a concentração, a capacidade de resolver problemas e o processamento de informações, além de evitar o declínio cognitivo.
Além disso, modalidades diversas, como corrida, musculação, dança, pilates e outras, promovem a melhora da circulação sanguínea, o equilíbrio dos níveis de hormônios, reduzem o tempo de trânsito gastrointestinal, fortalecem o coração, os músculos, os ossos e o sistema imunológico.
As atividades físicas de fortalecimento muscular, como a musculação, podem ajudar a aumentar ou manter a massa muscular e aumentar a resistência e a força dos músculos, pois esses exercícios estimulam a construção e a função muscular.
Além disso, quando realizadas regularmente, as atividades físicas ajudam a aumentar o relaxamento, a melhorar a sensação de prazer, o humor, a autoconfiança e a autoestima, o que promove uma sensação de melhor qualidade de vida e bem-estar.
Hoje atendi um paciente que me disse uma frase que faz todo o sentido: Para mudar de corpo é preciso mudar de hábitos.