Inicialmente é muito importante ressaltar que não existe a vulva perfeita, não existe padrão ideal de vulva.
A vulva é a região externa da genitália feminina, e a vagina, interna.
A vulva é composta pelos grandes lábios, que são mais externos, e possuem um coxim gorduroso assim como o monte pubiano, e servem como um amortecedor protegendo-a de traumas. Recobrindo a entrada da vagina temos os pequenos lábios. Acima da abertura vaginal, a uretra, e acima dela, no encontro dos pequenos lábios, o clitóris e seu capuz.
Existem diversas cirurgias na região íntima feminina. Pode ser realizada a lipoaspiração do monte pubiano, quando o excesso de gordura e projeção do pube causam constrangimento na mulher. Grandes lábios murchos podem ser remodelados e preenchidos com gordura. Os pequenos lábios quando são grandes e ultrapassam os pequenos lábios podem ser reduzidos, o que chamamos de labioplastia.
O Brasil é o país em que mais se a realiza a cirurgia íntima, ou seja, as cirurgias estéticas da região genital feminina. É a cirurgia íntima mais realizada é a labioplastia.
A lábioplastia é muito procurada pelas mulheres em busca de uma vulva perfeita, porém é muito importante conscientizar as mulheres que o tamanho e formato dos pequenos lábios mesmo quando maiores é algo completamente normal.
Muitas mulheres que possuem hipertrofia dos pequenos lábios sofrem uma série de desconfortos como dor na relação, infecções de repetição, fissuras, desconforto ao utilizar alguns tecidos e roupas mais apertadas. Nesse caso a cirurgia deixa de ser apenas estética.
Mas se a questão estética também causar constrangimento, a labioplastia estará bem indicada. O importante é se sentir bem, não apenas seguir padrões.
Quais são os questionamentos frequentes que a Dra Julia recebe de seus pacientes?
A grande maioria das pacientes tem medo do pós-operatório. Medo de sentir dor, de não conseguir se assentar e de perder a sensibilidade na região.
Apesar de ser uma região sensível, a grande maioria das minhas pacientes não queixa muita dor no pós-operatório. É muito bem tolerado e podem se assentar imediatamente após a cirurgia.
Por ser uma cirurgia rápida, a internação não é longa, e elas tem alta no mesmo dia. Eu sempre realizo essa cirurgia em ambiente hospitalar, pelo conforto e segurança das minhas pacientes. O procedimento é realizado com anestesia local e sedação, assim a paciente relaxa e dorme durante toda a cirurgia.
Os pequenos lábios têm uma pele fina e muito bem vascularizada. Assim, a cicatrização é rápida, e geralmente após dois meses, a cicatriz é imperceptível.
Como é feita a retirada apenas do excesso dos pequenos lábios, não há perda da sensibilidade. O resultado é muito natural pois eu sempre deixo pelo menos 1 cm dos pequenos lábios protegendo a entrada da vagina. Os pontos são absorvidos e não precisam ser retirados.
Quando é indicada a cirurgia íntima feminina?
A labioplastia é indicada para mulheres que desejam reduzir os seus pequenos lábios, quando esses são grandes, ou assimétricos causando desconforto ou constrangimento.
Toda PPK é linda e não deve ser catalogada ou rotulada?
Mais uma vez é muito importante enfatizar que não existe padrão de vulva, cada uma é diferente da outra, e não devemos procurar uma cirurgia apenas por querer seguir um padrão ou uma moda. A cirurgia hoje em dia está mais acessível e pode mudar a vida daquelas mulheres que tem algum desconforto com a região íntima.