O Guia Completo sobre Lipoescultura
A lipoescultura utiliza gordura autóloga para preencher glúteos, mama e face.
A lipoescultura leva a técnica de lipoaspiração a um nível mais sofisticado. O objetivo é esculpir o corpo, produzindo um contorno corporal mais refinado, para atingir os objetivos do paciente. A técnica adiciona uma etapa a mais na tradicional lipoaspiração, utilizando a gordura removida para injeção em outras partes do corpo, como um material de preenchimento 100% natural. Também chamada de lipoenxertia a lipoescultura basicamente transfere gordura das áreas em que há excesso, como comumente a parte externa das coxas e abdome, e a injeta em áreas que podem estar com falta de volume, rugas ou depressões não desejadas, como rosto, mãos, seios ou nádegas. Este procedimento seguro, duradouro e bem tolerado produz resultados de aparência bastante natural. Todos os anos, milhares de pessoas passam por uma lipoescultura bem sucedida e ficam extremamente satisfeitas com os resultados.
Quem pode se beneficiar da lipoescultura?
A forma de um corpo tem muito a ver com a genética, mas também muito com o estilo de vida. Manter uma dieta saudável e fazer exercícios regulares ajuda a manter o peso e o índice de massa corporal (IMC) dentro dos limites normais.
À medida que envelhecemos, algumas pessoas acabam por desenvolverem depósitos de tecido adiposo (gordurinha localizada) que são difíceis de eliminar mesmo com exercícios dedicados.
Esta gordura localizada, por definição é aquela que não desaparece nem mesmo se você perder peso. As mulheres, em particular, podem achar que têm áreas assim nos quadris e nas coxas, ao redor da cintura ou nos braços, embora sejam magras e ativas.
O padrão desses depósitos de gordura é principalmente determinado pela genética e a única maneira de alterar a forma do corpo de algumas pessoas é através da lipoaspiração. Nesse procedimento a gordura é liquefeita e sugada fisicamente através de uma cânula, esculpindo o contorno corporal.
Uma vez que a lipoaspiração esteja completa, a gordura pode ser tratada e reintroduzida em regiões que carecem de material de preenchimento, como por exemplo:
- Glúteos, para melhorar o volume e refinar o contorno;
- Quadris, para melhorar as curvas femininas;
- Face, para preenchimento de rugas e restauração de volume perdido;
- Seios para melhorar o contorno;
- Abdome para suavizar irregularidades;
- Outras áreas, como cicatrizes deprimidas de traumas anteriores;
Depois da transferência de gordura, 40 a 60% do material introduzido na lipoescultura pode ser perdido na região específica, sendo eliminado, mas os resultados remanescentes serão duradouros. A gordura retirada das outras regiões raramente volta.
Lipoaspiração prévia
Infelizmente, se você já passou por uma lipoaspiração, a cirurgia anterior produziu cicatrização sob a pele. Sendo assim as áreas que foram tratadas com lipoaspiração no passado não são locais de colheita ideais para a transferência de gordura. A gordura ideal para o procedimento é macia e saudável, como o excesso de gordura encontrado com frequência no abdome.
Pacientes que fizeram uma lipoaspiração prévia, devem usar gordura de outras áreas não lipoaspiradas para a lipoenxertia.
Encontre a opção de tratamento certa para suas necessidades
A lipoescultura pode fazer maravilhas no contorno do seu corpo, mas existem algumas limitações que podem impedir que o procedimento produza ótimos resultados.
Recomenda-se que você esteja dentro do seu peso ideal e que tenha boa elasticidade de pele para realizar uma lipoescultura. Embora a lipoescultura seja capaz de remover gordura em sua primeira etapa de lipoaspiração, ela não trata o excesso de pele.
Caso seu cirurgião plástico verifique que a sua pele está flácida nas regiões doadoras e que não se contrairá, quando o procedimento estiver completo, a lipoescultura pode não ser recomendada.
Em pessoas bem magras, com pouquíssima, ou nenhuma região doadora (situação rara), a lipoescultura em regiões de maior volume (glúteos por exemplo) também não será possível, por falta de volume de material para transferência de gordura.
Áreas lipoaspiráveis que podem ser boas doadoras de gordura são:
- Culotes;
- Nádegas;
- Coxas;
- Costas;
- Abdome;
- Flancos;
- Braços;
Como serão minhas incisões e cicatrizes na lipoescultura?
Suas únicas cicatrizes são resultantes da lipoaspiração, que é usada para remover a gordurinha localizada do local doador.
Como as incisões da lipoaspiração são pequenas, as cicatrizes também serão, além de serem normalmente localizadas em áreas escondidas nas dobras naturais do corpo. Às vezes porém dependendo da localização dos depósitos de gordura em seu corpo, as incisões não poderão ser ocultadas.
A qualidade ou grau de cicatrização depende da técnica do cirurgião, dos cuidados pós operatórios e das tendências genéticas do paciente.
A maioria das cicatrizes da lipoaspiração desaparecem e são pouco perceptíveis com o tempo. As cicatrizes visíveis são mais prováveis quando se utilizam cânulas grandes de lipoaspiração e em pacientes de pele negra.
Existem dois tipos de marcas que podem permanecer na pele após a lipoaspiração. Uma delas é uma verdadeira cicatriz, e a outra é conhecida como discromia, uma mancha escura (hiperpigmentada) ou clara (hipopigmentada) na pele.
Você é um bom candidato para uma transferência de gordura?
O objetivo da lipoescultura é aumentar ou preencher áreas com deficiência de volume. Áreas comumente enxertadas incluem as mãos, a face (incluindo os lábios), depressões na pele (após lipoaspiração ou cicatrizes), a mama e nádega (para aumento).
Existem 2 tipos de pacientes básicos para uma lipoescultura, aqueles que precisam da lipoaspiração para redução de gordura corporal e aqueles que estão satisfeitos com o corpo, mas gostariam de melhorar algum aspecto através da injeção de gordura no local.
Pessoas em forma, que passam por uma lipoescultura devem ter locais doadores de gordura que possam ser usados.
É importante também que os candidatos, não tenham nenhum problema de circulação, seja oriunda de uma condição médica ou de tabagismo.
Tipos de Lipoescultura
Transferência de gordura facial: Se você tem vincos faciais, como bigode chinês por exemplo, a gordura pode ser removida de seu abdômen, coxas ou outras áreas e injetada em seu rosto.
Outras condições que podem ser tratadas são cicatrizes de acne, áreas deprimidas do rosto e cicatrizes. Os preenchimentos realizados pela técnica de lipoescultura também podem ser usados nos lábios e bochechas. Seu cirurgião plástico pode até usar a gordura enxertada para minimizar as rugas periorais, entre o nariz e a boca e muitas das queixas que podem ser tratadas também com o conhecido ácido hialurônico.
Aumento mamário: Se você deseja um aumento modesto no tamanho das mamas, talvez seja um bom candidato para lipoenxertia mamária. Porém, seus seios já devem ter uma boa forma. Se você tem algum grau de flacidez, seios caídos, ou quer um aumento significativo no tamanho das mamas, o aumento com lipoescultura não é para você.
O problema com o uso apenas de gordura para o aumento dos seios consiste na impossibilidade de se preencher grandes volumes de gordura para atender as expectativas.
Implantes mamários mais lipoescultura: Se a forma das suas mamas precisar ser otimizada durante o procedimento de implante de silicone, a lipoenxertia pode ser útil para melhorar o contorno. Se você tem irregularidades mamárias residuais após passar por um implante mamário, as irregularidades podem ser preenchidas com gordura para produzir um contorno suave e uma forma ideal.
Aumento de nádegas com lipoenxertia: muitas pessoas que desejam uma nádega mais completa e arredondada optam por uma lipoescultura glútea, que utiliza a transferência de gordura para proporcionar uma nádega mais curvilínea sem o uso de um implante. A lipoaspiração é comumente usada para esculpir a área circundante e coletar a gordura autóloga a ser injetada.
Rejuvenescimento das mãos com enxerto de gordura: o enxerto de gordura nas mãos é eficaz para adicionar volume, planificar áreas enrugadas, cobrir os tendões e melhorar a qualidade da sua pele, em uma região que costuma entregar muito a idade, principalmente se você utiliza dos procedimentos rejuvenescedores na face.
Se você está em boa saúde geral, tem uma atitude positiva, expectativas realistas, e está em um bom peso, é bem provável que você seja um bom candidato para esse procedimento.
Perguntas e Respostas
A Consulta de lipoescultura
Com a variedade de opções de cirurgia plástica disponíveis, entende-se a dificuldade que você pode ter em saber exatamente qual o procedimento certo para suas necessidades.
A Dra. Júlia Melo entende os desafios para aquisição das suas metas estéticas pessoais e te deixará completamente à vontade para se abrir em consulta. É vital que você se sinta completamente à vontade para dar o próximo passo em direção ao aprimoramento cosmético.
Sua consulta se iniciará com uma conversa focada em seus desejos e objetivos. Você será encorajada a fazer perguntas e expressar quaisquer preocupações sobre a lipoescultura ou qualquer outro tratamento que você possa se interessar.
Após essa conversa inicial vocês se encaminharão para a sala de exames, onde você será avaliada na região específica. Sempre conversando, a Dra. Júlia lhe explicará em detalhes as suas necessidades e lhe mostrará o que pretende fazer em cirurgia para alcançar os melhores resultados. As opções serão postas e ela lhe explicará o porquê de cada escolha.
De volta para a sala de atendimento, vocês poderão conversar mais detalhadamente sobre o procedimento, as medidas de segurança, os detalhes do dia, recuperação e tudo que você desejar perguntar será respondido da melhor forma possível.
O objetivo dela é ajudá-la a tomar a decisão certa e aliviar qualquer apreensão que você possa estar sentindo sobre o procedimento.
A cirurgia: Como é realizada a lipoenxertia?
A gordura retirada via lipoaspiração é purificada e, em seguida, cuidadosamente reinjetada com agulhas especialmente projetadas nas áreas que precisam ser aumentadas.
A lipoescultura pode ser resumida como um processo de três etapas:
- Colheita através de lipoaspiração;
- Purificação da gordura;
- Enxertia;
- Colheita: Você será submetido a uma lipoaspiração que eliminará um ou mais depósitos de gordura e melhorará o seu contorno corporal. Parte dessa gordura vinda da lipoaspiração é então reservada para servir de material para a lipoenxertia no local designado.
Purificação: Uma vez obtida e reservada a gordura da(s) área(s) doadora(s), o seu cirurgião plástico a processará em equipamento próprio para isso preparando as células de gordura para serem transferidas para seringas especiais, que serão usadas para injeção de gordura.
A purificação pode envolver o uso de uma centrífuga e um processo de filtração para remover as impurezas antes da reinjeção.
Enxertia: A área designada para receber o enxerto será então preparada. Seu cirurgião irá inserir uma agulha ou cânula no ponto de incisão do local que receberá o incremento de volume. A agulha ou cânula de injeção geralmente é introduzida e removida das áreas a serem enxertadas, várias vezes.
Cada vez que a agulha ou cânula é retirada, o tecido adiposo enxertado é cuidadosamente depositado em planos naturais. Este processo é repetido até que a correção ou aumento desejado seja alcançado, criando uma ‘grade’ de gordura enxertada.
Alguns cirurgiões recomendam massagear as áreas enxertadas para criar um contorno satisfatório. Outros preferem confiar na técnica de colocação para criar o contorno apropriado.
O objetivo do seu cirurgião plástico estético e de toda a equipe é ajudá-lo a obter resultados bonitos e o mais naturais possíveis, incrementando o contorno do corpo ou regiões faciais.